Image Map

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Dicas de organização para estantes e prateleiras

Quem tem livros sempre procura maneiras de organiza-los e deixar seu espacinho favorito da casa sempre melhor e mais harmonioso. Pensando nisso que trouxe algumas dicas de como organizar e deixar tudo de um jeito mais simples e mais bonito.


 - Tenha um local apropriado para deixá-los;
Não importa se é no armário, prateleira, estante ou até em caixotes, o que importa é sempre deixá-los juntos, como uma família (rs).

Meus livros ficam separados em três prateleiras, essa é uma delas.


- Encontre a melhor forma de achá-los;
Ninguém merece quando você precisa muito de um livro e não encontra. Minha dica é organiza-los por editoras, é assim que eu faço e na minha opinião fica mais organizado e bonito. Mas se você não gosta de deixá-los assim tem várias outras formas, como: por cor, por gênero e por tamanho. Isso vai da sua preferência e do jeito que você achar que irá encontrá-los mais fácil.

 Na primeira foto eu separei por cor, na segunda, está por gênero de romances,
na terceira temos por tamanho, observe que os maiores estão bem atrás, e na última fotografia
 temos a separação por editora, que é meu favorito.



- Preencha todos os espaços;
Mesmo que você não tenha tantos livros para preencher os espaços vazios da sua estante, use outras coisas, como revistas, itens de papelaria, decoração e o que sua criatividade deixar. Fica bem mais bonito dá um charme a mais para sua estante.

Nessa parte da prateleira eu preenchi com um copo fofinho, como ali não cabia um livro
e se coubesse, todos eles iriam cair, eu coloquei um enfeite, tanto para deixar mais bonito,
 quanto para segurar meus livros.


- Marcadores de páginas;
Quase todo leitor adora marcadores de páginas, mas nem sempre sabem onde guardá-las. Para não deixá-los espalhados pela estante, minha dica é que deixe em uma xícara, baúzinho ou caixa. Fica organizado e é uma ótima dica de decoração.

Aqui temos as três opções citadas acima. Se você tem muitos marcadores,
o ideal é deixá-los em caixas, mas se você tem poucos, eles ficam ótimos em uma xícara.


- Decore da sua maneira, solte a imaginação!
Deixe tudo do seu jeito, se você gosta de miniaturas, encha sua prateleira com as suas miniaturas preferidas, se você prefere posteres atrás da prateleira/estante, cole os seus favoritos e se você gosta apenas dos livros lá bonitinhos, deixe assim também. O que é importa é você olhar todos os dias para seu cantinho e se sentir bem.

Como sou fã de Harry Potter, na minha prateleira tem um espaço só para essa série, onde coloco as coisinhas que tenho deles, como bottons, colares, varinhas e artigos.Adoro miniaturas também, a da torre Eiffel é minha favorita, junto com o globo de neve. Na última fotografia, eu juntei alguns cards que tinha e um poster que compreibem baratinho e colei tudo em cima da minha prateleira, mas se você não tem poster, dá para colar suas fotos favoritas, fica um charme.
E essa é a visão de quando entro no meu quarto. Eu particularmente adoro.


Espero que tenham gostado, essas são as dicas mais básicas e que eu sigo. Desculpem as fotos, mas está chovendo muito na minha cidade e tive que me virar para tentar clarear as fotos. O que não deu tão certo assim. Mas da próxima eu melhoro, prometo!

Ah, deixe nos comentários como vocês organizam a estante de vocês. Beijos e até a próxima.


17 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito do post. Nunca tentei organizar meus livros por gênero, achei uma ótima opção... Da próxima vez que eu organizar a minha estante vou tentar fazer dessa forma e ver como fica. Normalmente, meus livros são organizados de uma maneira que eu entendo, rs, por autor e muito pouco por editora.
    Beijão
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiris, que bom que gostou da ideia. Sempre organizamos de uma maneira que entendemos também, normal.
      Beijos e obrigada pela visita =]

      Excluir
  2. Olá Bianca!

    Adorei as suas dicas *O* Estou sempre comprando novas miniaturas para colocar na minha estante, mas não tenho muita paciência (e tempo) para organizá-la frequentemente. Antes, separava os livros que já tinha lido dos que ainda não tinha, mas agora está tudo misturado, e arrumo por editora. Facilitou muito a minha vida, por causa do blog e tudo mais! Mas é sempre bom estar melhorando ><

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, eu também adoro miniaturas, só não compro mais por causa do dinheiro mesmo hahaha.
      Eu também acho mais fácil deixar todos eles por editora.
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Eu não tenho prateleira ou estante aqui em casa, só um espacinho que tem no criado-mudo da minha cama que eu enfileiro os livros lá e (por enquanto) eles cabem meio "morrendo", mas cabem.
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Bia, mas como eu disse, o importante é deixar eles juntos.
      Beijos.

      Excluir
    2. Oi Bianca,
      também adoro miniaturas da torre, mas são tão caras :x
      Eu também gosto mais de organizar meus livros por editoras, mas não gosto de empilha-los um em cima o outro, porque eles ficam meio tortos e.e Beijo,
      entreeleitores.blogspot.com

      Excluir
    3. Oi Jessica, essa miniatura não foi cara, pelo que minha mãe falou. Em lojinhas de R$1,99 você consegue bem baratinhas.
      Eu só empilho nas pontas para os livros não caírem mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  4. Amei suas dicas de organização, gosto bastante de posts assim.
    Beijão ????)?
    /(.”)__?
    /||\
    _||_

    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dicas super legais! Eu guardo por ordem alfabética, e nem tenho muitos não ^^

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ordem alfabética também é uma ótima dica.
      Beijos

      Excluir
  6. Adorei o post! Minha estante é toda desorganizada, mas organizada ao mesmo tempo kkk dá pra entender? Acho que só faz sentido na minha cabeça. Tem livros que eu separo por editora, mas ao mesmo tempo tento deixar as mesmas cores todas juntas. E o gênero também kkk é uma loucura minha estante, porque ela tem pouco espaço pros livros e eu tenho em torno de 150 livros. No dia que meu pai finalmente fizer a biblioteca aqui em casa, eu ajeito tudo (só não sei bem como ainda haha).
    Ah, adorei a ideia de onde guardar os marcadores. Os meus ficam na estante mesmo, mas me incomoda.
    Mar,
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, 150 livros :O.
      Que bom que tenha gostado de algumas dicas, espero que sirva para te ajudar. Beijos.

      Excluir
  7. Adorei as dicas... Na minha estante coloco os marcadores em um copo do filme Eclipse... Tenho uma mini Torre Eiffel na minha estante também u-u

    Daniel Santos | Cabana Literária
    www.cabanaliteraria.tk

    ResponderExcluir
  8. Os meus estão todos juntos como uma família feliz hahaha
    Não tenho uma ordem para guardar não, só deixar eles juntos que eles se entendem
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir